20/09/2025
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) desembarcou na Itália, nesta sexta-feira (19), para visitar a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que está presa em Rebibbia, em Roma.
O cearense estava em uma comitiva formada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Magno Malta (PL-ES) e o deputado Cabo Gilberto (PL-PB).
A visita durou cerca de duas horas. Após o encontro, os parlamentares defenderam que Zambelli cumpra prisão domiciliar na Itália e não seja extraditada ao Brasil.
Girão afirmou que a deputada “não teve direito a um julgamento justo, nem a recurso em segunda instância”, classificando o caso como “justiçamento político conduzido por Alexandre de Moraes, já reconhecido fora do Brasil como violador de direitos humanos e sancionado pela Lei Magnitsky”.
Segundo ele, Zambelli divide cela com outras quatro mulheres, incluindo uma condenada por homicídio.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde foi inserido um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Após fugir do Brasil, a deputada foi localizada e presa em julho, nos arredores de Roma, após dois meses foragida.
Fonte: Diário do Nordeste